quinta-feira, 18 de junho de 2015

UM OLHAR ALTERNATIVO

Entender o quê a Cidade tem a oferecer, sem dúvida, vai muito além daquilo que normalmente é vendido a respeito dela em pacotes turísticos, vinhetas oficiais ou programas lucrativos de investimentos privados. Essas são as vias mais comuns e enganosas.

Sem dúvida, apreender o caráter da cidade significa dar conta de toda a multiplicidade que ela comporta, inclusive, a de interesses. Interesses que ao longo do tempo foram transformando as cidades e limitando o que ela produz às vias oficiais.

Entretanto, um olhar para o lado pode ser revelador. Um olhar para as vias alternativas de produção de cultura pode nos revelar as várias cidades dentro de uma cidade. Sem pedir licença, um cenário marginal vai se consolidando e oferecendo alternativas para quem busca novas propostas de viver a cidade e a arte que nasce fora dos grandes circuitos.

Ivan Melillo e Jeffreson Dias (Foto: Filipe Araújo)
Da próxima vez que sair pela rua, olhe em volta, olhe para os lados. Ruas, viadutos, metrô. É bem possível que você seja apresentado, por exemplo, à música do Choro Marginal. O nome é bem sugestivo. “Estamos à margem do cenário social como um todo, principalmente, o cultural. Estamos entrando pela porta dos fundos, comendo pela borda”, explica o músico Ivan Melillo.

A proposta é invadir portas, janelas e ouvidos. E, é exatamente isso que os músicos Ivan Melillo (flauta), Jefferson Dias Rocha (cavaquinho) fazem há um ano, desde que decidiram fazer do espaço público de São Paulo o palco de suas intervenções musicais diárias. 

Tocando geralmente das 8h até as 21h, ainda contam com a participação de músicos convidados como Bruno Vinci (violão 7 cordas), Tiganá Macedo (pandeiro) e Bruno Bertolino (pandeiro).

Segundo CD foi lançado  em maio 
Desde que começou, o Choro Marginal já lançou dois CD’s e vendeu cerca de 2.000 cópias. Bem ali, no vai e vem de um sem número de pessoas que não só param, mas, aplaudem e compram o CD.  

Sim, a cidade ainda pode nos emocionar quando sua natureza mais marcante de produzir e fazer circular novas propostas é utilizada de forma espontânea. A ocupação dos espaços públicos é um direito e estar atento a quem tem essa iniciativa é uma oportunidade de se encantar.







Contato Choro Marginal
Tel: 11-9.4959 6788 / 11-9.6699 6215
facebook.com/choromarginal





Nenhum comentário:

Postar um comentário